Reabilitação de aquíferos contaminados pela indústria : resultados preliminares no caso de estudo do Seixal

O Projecto PCTI/CTA/36496/99, Desenvolvimento e Aplicação de Técnicas Mistas Químicas e de Bioremediação na Reabilitação de Aquíferos, foi concebido com o objectivo de contribuir para a eeabilitação das águas subterrâneas do aquífero superior do Seixal, contaminadas pela fábrica de explosivos da Soc...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Almeida, Carlos Costa (author)
Outros Autores: Costa, Maria Cristina (author), Dill, Amélia Carvalho (author), Fernandes, Judite (author), Francés, Alain Pascal (author), Midões, Carla (author), Müller, Imre (author), Nunes, Fátima (author), Nuzzo, Marianne (author), Reis, Margarida P. (author)
Formato: conferenceObject
Idioma:por
Publicado em: 2010
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/10400.9/715
País:Portugal
Oai:oai:repositorio.lneg.pt:10400.9/715
Descrição
Resumo:O Projecto PCTI/CTA/36496/99, Desenvolvimento e Aplicação de Técnicas Mistas Químicas e de Bioremediação na Reabilitação de Aquíferos, foi concebido com o objectivo de contribuir para a eeabilitação das águas subterrâneas do aquífero superior do Seixal, contaminadas pela fábrica de explosivos da Sociedade Portuguesa de Explosivos Lda. (SPEL) e simultaneamente desenvolver metodologias de tratamento in situ. Essas metodologias deveriam ser eficazes e de baixo custo, recorrendo a processos geoquímicos e bioquímicos, utilizando estirpes bacterianos adequadas e/ou residentes. O presente artigo pretende fazer o ponto de situação dos trabalhos realizados, nomeadamente de caracterização hidrogeoquímica, geofísica e do microbiota do aquífero superficial, tendo sido possível isolar estirpes com potencial para a remediação biológica da contaminação detectada.