Complicação tardia de um parto traumático

Introdução: A necrose gorda do tecido subcutâneo (NGTS) é uma patologia transitória rara do tecido adiposo, que afeta sobretudo recém-nascidos de termo ou pós-termo com um período perinatal complicado. Caso clínico: Recém-nascido de termo, grande para a idade gestacional, nascido por parto vaginal c...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Fontes, N. (author)
Outros Autores: Amaral, B. (author), Oliveira, A. (author), Selores, M. (author), Pontes, M. (author), Coelho, E. (author)
Formato: article
Idioma:por
Publicado em: 2015
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/10400.16/1770
País:Portugal
Oai:oai:repositorio.chporto.pt:10400.16/1770
Descrição
Resumo:Introdução: A necrose gorda do tecido subcutâneo (NGTS) é uma patologia transitória rara do tecido adiposo, que afeta sobretudo recém-nascidos de termo ou pós-termo com um período perinatal complicado. Caso clínico: Recém-nascido de termo, grande para a idade gestacional, nascido por parto vaginal complicado, com necessidade de reanimação. Aos 13 dias de vida surgiram lesões cutâneas compatíveis com NGTS, que resolveram sem complicações. Discussão: Relatamos um caso de NGTS que apresentou uma evolução benigna, para relembrarmos esta entidade incomum. A patogenia é mal compreendida e, embora geralmente resolva espontaneamente, pode complicar-se de hipercalcemia condicionando uma evolução desfavorável.