A influência de um campo magnético estático no escoamento sanguíneo com nanopartículas magnéticas

De forma a realizar estudos de escoamentos em microcanais e avaliar a influência das nanopartículas, sob a ação de um campo magnético estático, na espessura da camada de plasma, foram produzidas nanoparticulas de óxido de ferro por síntese solvotérmica, sendo posteriormente colocadas em suspensão nu...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Pereira, Nuno (author)
Outros Autores: Mujika, Maite (author), Arana, Sergio (author), Correia, Teresa Montenegro (author), Silva, Adrián (author), Gomes, Helder (author), Rodrigues, Pedro João (author), Lima, R. (author)
Formato: conferenceObject
Idioma:por
Publicado em: 2013
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/10198/8118
País:Portugal
Oai:oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/8118
Descrição
Resumo:De forma a realizar estudos de escoamentos em microcanais e avaliar a influência das nanopartículas, sob a ação de um campo magnético estático, na espessura da camada de plasma, foram produzidas nanoparticulas de óxido de ferro por síntese solvotérmica, sendo posteriormente colocadas em suspensão num fluido fisiológico constituído por eritrócitos. Verificou-se que as nanopartículas com características magnéticas proporcionam a diminuição da espessura da camada de plasma, um comportamento contrário ao observado com nanopartículas sem características magnéticas.