MycoMix - Misturas de Micotoxinas em alimentos para crianças e potencial impacto na saúde

A ocorrência de micotoxinas constitui uma preocupação crescente em saúde pública, particularmente os síndromes associados à exposição das crianças a estas toxinas através da alimentação. A ocorrência simultânea de micotoxinas poderá constituir uma preocupação adicional dado que podem provocar maior...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Alvito, Paula (author)
Other Authors: Assunção, Ricardo (author), Borges, T. (author), Leal, Sónia (author), Louro, Henriqueta (author), Martins, Carla (author), Martins, Vitor (author), Nunes, Baltazar (author), Silva, M.João (author), Tavares, Ana (author), Vasco, Elsa (author), Calhau, Maria Antónia (author)
Format: conferenceObject
Language:por
Published: 2015
Subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/10400.18/2685
Country:Portugal
Oai:oai:repositorio.insa.pt:10400.18/2685
Description
Summary:A ocorrência de micotoxinas constitui uma preocupação crescente em saúde pública, particularmente os síndromes associados à exposição das crianças a estas toxinas através da alimentação. A ocorrência simultânea de micotoxinas poderá constituir uma preocupação adicional dado que podem provocar maior toxicidade e carcinogenicidade do que individualmente. São escassos os estudos desenvolvidos nesta área e não existem, até ao momento, dados sobre a exposição das crianças Portuguesas a estas toxinas. Neste âmbito, o projeto Mycomix pretende avaliar o risco de exposição das crianças a estas misturas e os seus potenciais efeitos tóxicos. Considerando resultados anteriores da equipa, sugere-se que as crianças possam estar expostas a múltiplas micotoxinas através da sua alimentação. Esta possibilidade levou à constituição de uma equipa multidisciplinar que pretende responder às seguintes questões: 1) As crianças estão expostas diariamente a micotoxinas (isoladas e/ou em combinação) através da alimentação? 2) Qual a natureza e teor que caracterizam esta exposição? 3) Pode esta exposição trazer efeitos prejudiciais para as crianças? Para responder a estas perguntas a equipa está desenvolver novas abordagens, nomeadamente: 1) desenvolvimento de novos métodos analíticos para determinação de múltiplas micotoxinas, 2) compreensão dos efeitos tóxicos decorrentes da presença simultânea de micotoxinas e, 3) implementação de novas metodologias para a caracterização dos perigos e riscos decorrentes da exposição das crianças a micotoxinas. Os dados de ocorrência de micotoxinas nos alimentos adquiridos na região de Lisboa entre 2013 e 2015, combinados com os dados de consumo alimentar obtidos no estudo piloto efetuado a 100 crianças com idades até 3 anos, na Unidade de Saúde Familiar Cidadela, Cascais, permitirão estimar a ingestão de micotoxinas pelas crianças inquiridas, usando abordagens determinística e probabilística. A contribuição dos estudos toxicológicos sobre a biodisponibilidade destes contaminantes e os seus efeitos tóxicos interativos serão posteriormente abordados no âmbito de uma avaliação global de risco.