Síndrome de Wolfram. A Propósito de Um Caso Clínico

A síndrome de Wolfram, inicialmente descrita em 1938, caracteriza-se pela associação de Diabetes Mellitus, atrofia óptica e de forma mais inconstante surdez, Diabetes Insípida, alterações urinárias e neurológicas. Esta síndrome, frequentemente familiar, tem uma transmissão autossómica recessiva, ten...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Figueiredo, Ana Cristina (author)
Outros Autores: Pinto, Eduarda (author), Frutuoso, Simão (author), Dores, Jorge (author), Carvalho, Rui (author), Alves, Valter (author)
Formato: article
Idioma:por
Publicado em: 2014
Assuntos:
Texto completo:https://doi.org/10.25754/pjp.1999.5493
País:Portugal
Oai:oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/5493
Descrição
Resumo:A síndrome de Wolfram, inicialmente descrita em 1938, caracteriza-se pela associação de Diabetes Mellitus, atrofia óptica e de forma mais inconstante surdez, Diabetes Insípida, alterações urinárias e neurológicas. Esta síndrome, frequentemente familiar, tem uma transmissão autossómica recessiva, tendo sido descrita recentemente uma ligação a marcadores no braço curto do cromossoma 4. Descreve-se o caso de uma menina de 12 anos, com antecedentes de défice visual, que se apresentou no Serviço de Urgência com um quadro de cetoacidose diabética e retenção urinária. Após a instituição da terapêutica apropriada para a cetoacidose diabética, a diurese manteve-se extremamente elevada e surgiu uma desidratação hipernatrémica severa. Concluiu-se haver uma Diabetes Insípida associada. Na observação do fundo ocular verificou-se uma atrofia óptica. Posteriormente o estudo urodinâmico revelou um detrusor hipocontractil.