Práticas integradas de educação formal e não-formal de ciências nos cursos de formação inicial de professores

O estudo que se apresenta teve como principal finalidade identificar, caracterizar e partilhar, a nível de Instituições de Ensino Superior (IES), ações desenvolvidas nos cursos de formação de profissionais de educação, que potenciassem a promoção de competências de planificação, implementação e aval...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Rodrigues, Ana V. (author)
Outros Autores: Galvão, Cecília (author), Faria, Cláudia (author), Costa, Conceição (author), Cabrita, Isabel (author), Chagas, Isabel (author), Jorge, Fátima (author), Paixão, Fátima (author), Teixeira, Filomena (author), Sá, Patrícia (author), Neto, Teresa (author), Vieira, Rui (author), João, Patrícia (author)
Formato: bookPart
Idioma:por
Publicado em: 2017
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/10773/16916
País:Portugal
Oai:oai:ria.ua.pt:10773/16916
Descrição
Resumo:O estudo que se apresenta teve como principal finalidade identificar, caracterizar e partilhar, a nível de Instituições de Ensino Superior (IES), ações desenvolvidas nos cursos de formação de profissionais de educação, que potenciassem a promoção de competências de planificação, implementação e avaliação de práticas integradas de educação formal e não-formal em ciências (PIEC). O estudo contemplou todas as IES públicas portuguesas que ofereciam cursos de formação de professores com componente de ciências: 25 IES e 75 cursos. Como técnica de recolha de dados optou-se pelo inquérito por entrevista, dirigida aos coordenadores/diretores de curso (C/D). O retorno foi de 72%. Os dados foram analisados com recurso à técnica de análise de conteúdo através de um sistema categorial misto. Os C/D consideraram as PIEC muito importantes e afirmaram que os estudantes também lhe reconheciam importância para a sua formação, considerando contribuírem para o desenvolvimento dos seus conhecimentos, capacidades, atitudes e valores. Apesar disso, 11% dos inquiridos admite não se desenvolver PIEC em qualquer das Unidades Curriculares (UC) dos cursos dos quais são responsáveis. Em relação aos outros cursos, são identificadas as UC onde essas práticas predominam, assim como estratégias/atividades desenvolvidas. Relativamente à perceção dos C/D sobre a preparação dos estudantes para desenvolver PIEC, nas suas futuras práticas profissionais, 65% afirma ser insuficiente.