Optimização da Reacção de Síntese de Hidroxiapatite por Precipitação Aquosa

A hidroxiapatite (HAP) é um material biocerâmico amplamente utilizado em aplicações médicas e no revestimento de próteses metálicas ou preenchimento de cavidades nos tecidos duros do corpo resultantes de traumatismos ou de doenças. A HAP pode ser produzida por diferentes métodos, nomeadamente por pr...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Gomes,J.F.P. (author)
Other Authors: Granadeiro,C.C. (author), Silva,M.A. (author), Hoyos,M. (author), Silva,R.D. (author), Vieira,T. (author)
Format: article
Language:por
Published: 2007
Subjects:
Online Access:http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-83122007000200009
Country:Portugal
Oai:oai:scielo:S0870-83122007000200009
Description
Summary:A hidroxiapatite (HAP) é um material biocerâmico amplamente utilizado em aplicações médicas e no revestimento de próteses metálicas ou preenchimento de cavidades nos tecidos duros do corpo resultantes de traumatismos ou de doenças. A HAP pode ser produzida por diferentes métodos, nomeadamente por processos hidrotérmicos, de precipitação ou de sol-gel, etc. A HAP no contexto deste estudo foi produzida por precipitação a partir de soluções de Ca(OH)2 (0,5M) e de H3PO4 (0,3M) variando a temperatura reaccional, o pH, o caudal de adição de ácido, a velocidade de agitação e o grau de inertização. Os produtos resultantes foram secos e posteriormente sinterizados, e caracterizados por IV, difracção de raios X (DRX) e Microscopia Electrónica de Varrimento (SEM). A HAP apresenta uma pureza elevada, é estequiométrica e termicamente estável quando sintetizada a um pH entre 7 e 9, à temperatura reaccional de 60ºC num meio adequadamente inertizado. As nano partículas de HAP sintetizadas são idênticas às biológicas permitindo a sua produção industrial para utilização na aplicação de implantes ósseos.