Reflexões sobre as lutas das classes médias no Brasil à luz da análise de classes e das utopias reais de Erik Olin Wright.

Resumo O presente artigo foi elaborado para o congresso internacional “Transformar o capitalismo com utopias reais: em torno do legado de Erik Olin Wright” promovido pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em janeiro de 2020. O seu objetivo principal é uma reflexão das lutas sindi...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Nogueira,Arnaldo José França Mazzei (author)
Formato: article
Idioma:por
Publicado em: 2021
Assuntos:
Texto completo:http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-74352021000100111
País:Portugal
Oai:oai:scielo:S2182-74352021000100111
Descrição
Resumo:Resumo O presente artigo foi elaborado para o congresso internacional “Transformar o capitalismo com utopias reais: em torno do legado de Erik Olin Wright” promovido pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em janeiro de 2020. O seu objetivo principal é uma reflexão das lutas sindicais no Brasil, envolvendo dois segmentos das classes trabalhadoras intermediárias: os servidores públicos e os bancários, à luz da análise de classes e das utopias reais de Wright. Nos dois casos, além do entendimento das condições mais gerais de trabalho, foram abordados os movimentos sindicais, com destaque às greves e seus desdobramentos sociais e políticos. O artigo divide-se em três partes: na primeira, discutem-se os movimentos sindicais dos servidores públicos; na segunda, analisa-se a luta sindical dos bancários; e, na última, avaliam-se as classes médias no Brasil à luz dos conceitos de Wright.