Sports development environment in swimming clubs: a preliminary study on Portuguese swimmers’ perceptions

O objetivo central do artigo foi analisar as perceções dos nadadores Portugueses sobre o seu contexto de desenvolvimento desportivo. Foram estudadas as perceções de 207 nadadores Portugueses de nível nacional (juniores e séniores), homens e mulheres, provenientes de 28 clubes de natação. Os nadadore...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Costa, Aldo M. (author)
Other Authors: Grazina, C. (author), Miragaia, D. A. M. (author), Crisóstomo, L. (author), Carvalho, Pedro Guedes de (author)
Format: article
Language:por
Published: 2020
Subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/10400.6/8960
Country:Portugal
Oai:oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/8960
Description
Summary:O objetivo central do artigo foi analisar as perceções dos nadadores Portugueses sobre o seu contexto de desenvolvimento desportivo. Foram estudadas as perceções de 207 nadadores Portugueses de nível nacional (juniores e séniores), homens e mulheres, provenientes de 28 clubes de natação. Os nadadores foram diferenciados em três grupos de acordo com o nível desportivo médio do clube. Foi aplicada uma versão adaptada do Talent Development Environment Questionnaire for Sport (TDEQ), o qual, estatisticamente, demonstrou uma confiabilidade excelente (> .8) ou satisfatória (> .6) em cinco dos sete fatores. Contudo as comunalidades associadas a cada variável apresentam bastante variabilidade (entre 0.04 e 0.768). Quanto às perceções dos nadadores inquiridos, os dados sugerem que a qualidade do contexto de desenvolvimento desportivo não parece ser significativamente distinto entre os 28 clubes de natação Portugueses envolvidos em divisões desportivas distintas.