Mudanças nas conceções de ciência durante a formação inicial de professores e educadores

O acesso à cultura científica e tecnológica tem vindo a ser considerado um direito de cidadania de todos, devendo ocorrer desde os primeiros anos de escolaridade. Mas, iniciar as crianças à ciência e tecnologia, desde os primeiros anos, exige uma adequada formação em ensino das ciências de professor...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Ramos, Maria das Mercês (author)
Other Authors: Teodoro, Ana (author), Valente, Bianor (author), Melo, Nuno (author), Maurício, Paulo (author), Sarreira, Pedro (author), Ribeiro, Sandra (author), Antunes, José Abílio (author), Linhares, Elisabete (author), Cavadas, Bento (author), Dias, Maria (author)
Format: conferenceObject
Language:por
Published: 2020
Subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/10400.21/11860
Country:Portugal
Oai:oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11860
Description
Summary:O acesso à cultura científica e tecnológica tem vindo a ser considerado um direito de cidadania de todos, devendo ocorrer desde os primeiros anos de escolaridade. Mas, iniciar as crianças à ciência e tecnologia, desde os primeiros anos, exige uma adequada formação em ensino das ciências de professores e educadores. Para Lederman (1998) dotar os professores de uma compreensão funcional sobre a natureza da ciência e sobre a pesquisa científica é um “pré-requisito para a esperança de alcançar a visão de ensino e aprendizagem de Ciência especificadas nos diferentes esforços de reforma” (p. 2) tais como a proposta no Project 2061. Contudo, a investigação tem evidenciado a deficiente formação científica dos professores.