Influência das mudanças agrícolas sobre as populações de Orthoptera

Na região de Trás-os-Montes, a diminuição da população e o seu envelhecimento, estão a conduzir ao abandono das práticas agrícolas tradicionais. Os lameiros são pastagens semi-naturais submetidas a maneio extensivo, que devido a estas mudanças agrícolas estão a perder grande parte da superfície que...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Riso, Sara (author)
Other Authors: Miranda Arabolaza, Maria José (author), Braga, Joana (author), Martins, Nuno (author), Nóvoa, Miguel (author), Silva-Méndez, Genaro da (author)
Format: conferenceObject
Language:por
Published: 2013
Subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/10198/8734
Country:Portugal
Oai:oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/8734
Description
Summary:Na região de Trás-os-Montes, a diminuição da população e o seu envelhecimento, estão a conduzir ao abandono das práticas agrícolas tradicionais. Os lameiros são pastagens semi-naturais submetidas a maneio extensivo, que devido a estas mudanças agrícolas estão a perder grande parte da superfície que ocupavam anteriormente, sendo substituídos por explorações intensivas, florestas e, na maioria dos casos, abandonados. Estas alterações na vegetação são acompanhadas por mudanças nas comunidades de animais que lhes estão associadas, perdendo-se ainda quilómetros de potenciais corredores ecológicos que se mantêm verdes durante grande parte do ano. O presente trabalho pretende conhecer como se vêm afetadas as comunidades de gafanhotos e grilos do mato (Orthoptera) pelas mudanças no maneio dos lameiros.