TECNOLOGIA VINAGREIRA, DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS COM ADIÇÃO DE PHYSALIS PERUVIANA - VINAGRETE

RESUMO Physalis peruviana é um fruto agridoce e dispendioso, pouco estudado em Portugal. A perecibilidade do fruto levou ao desenvolvimento de uma linha de produtos vinagreiros, com longa vida útil. Articulando ensaios tecnológicos, analíticos e sensoriais e aplicando processos de aromatização, fora...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Laranjeira, Cristina Maria Carruço (author)
Outros Autores: Vaz, Joana (author), Torgal, Isabel (author), Faro, Maria (author), Lima, Maria (author), Ribeiro, Maria (author), Henriques, Marília (author)
Formato: article
Idioma:por
Publicado em: 2015
Assuntos:
Texto completo:https://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i4.14376
País:Portugal
Oai:oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/14376
Descrição
Resumo:RESUMO Physalis peruviana é um fruto agridoce e dispendioso, pouco estudado em Portugal. A perecibilidade do fruto levou ao desenvolvimento de uma linha de produtos vinagreiros, com longa vida útil. Articulando ensaios tecnológicos, analíticos e sensoriais e aplicando processos de aromatização, foram testadas combinações daquele fruto e seu cálice, com vinagres simples e em mistura. O aroma suave e fragante dos protótipos em vinagre de álcool e o sabor intenso, sui generis, dos produzidos em vinagre de vinho branco, conduziu ao desenvolvimento de um vinagrete, o primeiro protótipo final desta gama de produtos. O protótipo cumpre os requisitos de estabilidade química e microbiológica e possui inovação e conveniência. Os frutos conservam-se íntegros. Neste vinagrete, a ausência de edulcoração e tratamento térmico e o blend de vinagres, aromatizado com extrato do cálice de physalis, introduzem a tónica gourmet e a mais-valia económica.