Melhoria da eficiência de comunicação HF utilizando algoritmos de seleção de débito binário evoluidos

As comunicações na banda das altas frequências (HF) têm evoluído tecnologicamente, desde o final dos anos 80, sendo esta evolução motivada pela potencial robustez desta forma de comunicação em situações de catástrofe e de emergência, e pelo custo de manutenção e implementação das comunicações via sa...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Sequeira, Vasco Ferreira (author)
Outros Autores: Rodrigues, Maria Paula dos Santos Queluz (author), Rodrigues, António José Castelo Branco (author), Sanguino, José Eduardo Charters Ribeiro da Cunha (author), Grifo, Pedro Miguel Martins (author)
Formato: article
Idioma:por
Publicado em: 2021
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/10400.26/34632
País:Portugal
Oai:oai:comum.rcaap.pt:10400.26/34632
Descrição
Resumo:As comunicações na banda das altas frequências (HF) têm evoluído tecnologicamente, desde o final dos anos 80, sendo esta evolução motivada pela potencial robustez desta forma de comunicação em situações de catástrofe e de emergência, e pelo custo de manutenção e implementação das comunicações via satélite. Apesar do reaparecimento do interesse nas comunicações HF, existem vários desafios envolvidos, como a operação rádio com relações sinal-ruido (SNR) tipicamente muito baixas e variação do sinal devido a mudanças frequentes na camada da Ionosfera. Para lidar com as variações do canal em HF, surgiram várias tecnologias como os algoritmos de seleção automática do débito binário (DRC). As soluções existentes (Trinder e RapidM) foram estudadas, e com base nas vulnerabilidades detetadas, foram propostas versões melhoradas de ambos os algoritmos: Avoiding Cut-Off State (ACOS) e Bit Error Optimization (BEO). A primeira proposta reduz o número de ocorrências de corte na ligação (correspondente a taxas de erro de bit superiores a 10-3) e a segunda aumenta a disponibilidade da ligação e elimina as oscilações de débito binário. Quando comparadas com as versões originais, ambas as propostas demonstram melhores desempenhos, seja num sistema de simulação ou em condições reais de propagação.