Línguas e Educação: orientações para um projecto colaborativo

Este projecto estuda as comunidades de trabalho colaborativo, na área da Educação em Línguas, formadas por professores do 1º Ciclo do Ensino Básico e professores de línguas dos Ensinos Básico e Secundário, formadores e investigadores empenhados num diálogo sobre a possibilidade de repensar as prátic...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Álvares Pereira, Luísa (author)
Outros Autores: Araújo e Sá, M. H. (author), Bastos, Mónica (author), Canha, Manuel Bernardo (author), Cardoso, Inês (author), Espinha, Ângela (author), Gomes, Sílvia (author), Gonçalves, Lurdes (author), Martins, Esperança (author), Martins, Filomena (author), Pinho, Ana Sofia (author), Sá, Cristina Manuela (author), Sá, Susana (author), Santos, Leonor (author), Andrade, Ana Isabel (author)
Formato: article
Idioma:por
Publicado em: 2017
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/10773/18950
País:Portugal
Oai:oai:ria.ua.pt:10773/18950
Descrição
Resumo:Este projecto estuda as comunidades de trabalho colaborativo, na área da Educação em Línguas, formadas por professores do 1º Ciclo do Ensino Básico e professores de línguas dos Ensinos Básico e Secundário, formadores e investigadores empenhados num diálogo sobre a possibilidade de repensar as práticas. A constituição de comunidades educativas é fundamental para um sistema educativo orientado para o sucesso escolar, sobretudo tendo em conta a sua importância na formação de professores. Estas comunidades contribuem para que aqueles que nelas participam vivam de uma forma crítica as suas práticas de ensino, de formação e de investigação. Pretende-se, concretamente, estudar a construção de conhecimento profissional no seio de Comunidades de Desenvolvimento Profissional associadas ao domínio da Educação em Línguas, envolvendo actores de diferentes contextos, já referidos, que constituirão grupos de trabalho. Elege-se, deste modo, como objecto de estudo, a construção partilhada de conhecimento em Educação em Línguas, visando a melhoria da interacção entre educação, formação e investigação.