A valorização da condição militar: o militar na situação de reserva

O objetivo deste estudo é contribuir para a rentabilização dos Oficiais dos Quadros Permanentes do Exército na situação de reserva, com o intuito de otimizar recursos e, simultaneamente, valorizar a condição militar. A investigação foi desenvolvida recorrendo ao raciocínio indutivo, partindo de uma...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Barbosa, Pedro Filipe Carrazedo (author)
Other Authors: Barbosa, António Maria Rosinha Dias (author), Sabino, Jorge Filipe Vilas Boas (author), Nogueira, Leonel Carvalho Batista (author), Silva, Rui Miguel Pinho (author)
Format: article
Language:por
Published: 2020
Subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/10400.26/34391
Country:Portugal
Oai:oai:comum.rcaap.pt:10400.26/34391
Description
Summary:O objetivo deste estudo é contribuir para a rentabilização dos Oficiais dos Quadros Permanentes do Exército na situação de reserva, com o intuito de otimizar recursos e, simultaneamente, valorizar a condição militar. A investigação foi desenvolvida recorrendo ao raciocínio indutivo, partindo de uma compreensão do particular para induzir o geral. Atendendo ao problema proposto, procurou-se analisar as respostas a questionários e intercetá-las com o modelo de valorização do Capital Humano de Delgado (2015). Para tal, foram aplicados dois questionários: um para estudar a necessidade do Exército em termos destes recursos, e outro com o intuito de entender a sua valorização. Foi indagada a Estrutura Superior de Comando do Exército, através de seis entidades que enquadram todas as Unidades, Estabelecimentos e Órgãos, e que no conjunto formam o Exército Português. Os resultados obtidos identificam que: uma entidade não possui e duas entidades não necessitam de um aumento destes militares; mas que todas as entidades respondentes identificam a experiência e o conhecimento técnico como mais-valias à sua utilização. No que diz respeito à valorização, pese embora a matriz utilizada não ser exclusiva para o contexto militar, permite uma aproximação a um futuro modelo. Conclui-se que a melhoria da valorização passa pela atuação nas variáveis bemestar económico, espírito empreendedor, proatividade no desempenho das funções e nível de qualificação.