Dinâmica do armazenamento de carbono em áreas de matos de montanha: efeito do fogo controlado

Este trabalho teve como objectivo avaliar a dinâmica temporal do armazenamento de carbono nos compartimentos solo, horizonte orgânico e biomassa da vegetação arbustiva, na sequência da aplicação de um fogo controlado, numa área de matos do Parque Natural de Montesinho, NE Portugal. Em 11 locais dist...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Fonseca, Felícia (author)
Outros Autores: Silva, Diego (author), Hernández, Zulimar (author), Royer, Ana Carolina (author), Figueiredo, Tomás de (author)
Formato: conferenceObject
Idioma:por
Publicado em: 2021
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/10198/24149
País:Portugal
Oai:oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/24149
Descrição
Resumo:Este trabalho teve como objectivo avaliar a dinâmica temporal do armazenamento de carbono nos compartimentos solo, horizonte orgânico e biomassa da vegetação arbustiva, na sequência da aplicação de um fogo controlado, numa área de matos do Parque Natural de Montesinho, NE Portugal. Em 11 locais distribuídos aleatoriamente, foi avaliada a biomassa das espécies arbustivas e do horizonte orgânico e colhidas amostras de solo, antes do fogo controlado, dois meses, seis meses e três anos pós-fogo. Trinta e seis meses após o fogo, o carbono armazenado na biomassa aérea das espécies arbustivas (7,4 Mg C ha-1) e nos horizontes orgânicos (1,6 Mg C ha-1), representa cerca de metade do carbono armazenado na situação original (antes do fogo controlado). Em oposição, o solo registou um aumento de 10% da quantidade de carbono (6,4 Mg ha-1).