A relação entre o desenvolvimento de uma empresa de médio porte e o investimento governamental no setor de obras públicas.

O presente documento diz respeito ao relatório de estágio curricular no âmbito da unidade curricular de Estágio Profissionalizante do Mestrado em Construções Civis, de modo a obter o grau de Mestre pelo Instituto Politécnico da Guarda / Escola Superior de Tecnologia e Gestão. O estágio teve a duraçã...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Pereira, Gabriel A (author)
Formato: masterThesis
Idioma:por
Publicado em: 2021
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/10314/5299
País:Portugal
Oai:oai:bdigital.ipg.pt:10314/5299
Descrição
Resumo:O presente documento diz respeito ao relatório de estágio curricular no âmbito da unidade curricular de Estágio Profissionalizante do Mestrado em Construções Civis, de modo a obter o grau de Mestre pelo Instituto Politécnico da Guarda / Escola Superior de Tecnologia e Gestão. O estágio teve a duração de seis meses, com início a 2 de março de 2020 e término a 1 de setembro de 2020. O qual, ocorreu no setor de viabilidade de concursos de obras públicas da empresa Edibeiras – Edifícios e Obras Públicas das Beiras, Lda. O objetivo principal das atividades realizadas neste período foi a elaboração de documentos para compor proposta de concursos de obras pública. No início da década passada, Portugal pediu assistência financeira a Comissão Europeia para garantir condições de manter o sistema financeiro, para minimizar a dívida pública e buscar sustentabilidade financeira, o país cria impostos especiais e diminui o investimento em diversos setores, no qual gera alta na taxa de desemprego e o crescimento económico fica debilitado. A Edibeiras, empresa de obras públicas, tem a possibilidade de concorrer a contratos de empreitadas de pequeno porte e cuja contratação é regida pelo Código de Contratos Públicos, predomina os procedimentos para contratação em valores menores, indo de encontro com a fase atual que o país esta a passar. Contudo, o governo volta a injetar capital para a contratação pública e gera novos meios de crescimento que refletem em aumento do PIB e melhoria nas taxas de empregos na faixa ativa da população. A Edibeiras que foi capaz de atravessar momento hostis da economia, adjudica grandes contratos devido ao know how adquirido na indústria da construção civil ao longo dos anos. Por meio disto, este trabalho irá fazer uma análise da contratação pública em Portugal, expondo de forma sistemática como é feita a tramitação dos contratos, também irá expor atividades necessárias para a composição de uma proposta de concurso e analisará os dados do repositório da contratação pública referentes a Edibeiras de modo a explicitar o seu desenvolvimento ao longo dos anos e será conferida a sua relação com o investimento governamental no setor de obras públicas.