Análise fatorial confirmatória do tactical skills inventory for sports em jovens basquetebolistas brasileiros

O interesse da comunidade científica sobre as habilidades táticas de praticantes de esportes coletivos de invasão tem gerado a necessidade para o desenvolvimento de instrumentos capazes de mensurar tais habilidade. Na tentativa de contribuir nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi traduzir...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Borges Ribeiro Júnior, Dilson (author)
Outros Autores: Elferink-Gemser, Marije (author), Zimmermann Oliveira, Helder (author), Zacaron Werneck, Francisco (author), Barata Figueiredo, António José (author), Coelho e Silva, Manuel João (author)
Formato: article
Idioma:por
Publicado em: 2021
Assuntos:
Texto completo:https://doi.org/10.6063/motricidade.24017
País:Portugal
Oai:oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/24017
Descrição
Resumo:O interesse da comunidade científica sobre as habilidades táticas de praticantes de esportes coletivos de invasão tem gerado a necessidade para o desenvolvimento de instrumentos capazes de mensurar tais habilidade. Na tentativa de contribuir nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi traduzir e analisar as propriedades psicométricas (validade confirmatória e fidedignidade) do Tactical Skills Inventory For Sports para a língua portuguesa do Brasil em jovens basquetebolistas. Participaram do estudo 866 basquetebolistas brasileiros com média de idade 15,83± 1,25 anos. Foi produzida a versão brasileira do Tactical Skills Inventory For Sports. Foi realizado o alfa de Cronbach e a Análise Fatorial Confirmatória. Os valores de alfa de Cronbach apresentaram índices elevados para três dimensões do Tactical Skills Inventory For Sports e no somatório dos itens o alfa de Cronbach foi igual a 0,91. Os resultados da Análise Fatorial Confirmatória apresentaram valores: rácio do valor do qui-quadrado pelos graus de liberdade (χ2/df) = 3,120; Confirmatory Fit Index = 0,925; Tucker-Lewis index = 0,914; Standardized Root Mean Square Residual = 0,039; Root Mean Square Error of Aproximation = 0,050 (90%IC= 0,045–0,054). Os resultados obtidos permitiram considerar que a versão brasileira do Tactical Skills Inventory For Sports, com 22 itens, constitui um questionário válido e fidedigno, para a utilização em jovens basquetebolistas brasileiros.  Palavras-chave: validação; jovens atletas; habilidades táticas; basquetebol.