Combate a incêndios por bombeiros do distrito de Bragança: conforto e satisfação no uso do equipamento de proteção individual (EPI)

A evolução do Equipamento Proteção Individual (EPI) permitiu que fosse todo o equipamento, bem como qualquer complemento/acessório, destinado a ser utilizado pelo trabalhador para se proteger contra riscos, na sua segurança e saúde. Estes equipamentos são fundamentais à protecção dos bombeiros aquan...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Veiga, Vanessa Isabel Rodrigues (author)
Other Authors: Oliveira, Rui (author)
Format: conferenceObject
Language:por
Published: 2020
Subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/10198/22396
Country:Portugal
Oai:oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/22396
Description
Summary:A evolução do Equipamento Proteção Individual (EPI) permitiu que fosse todo o equipamento, bem como qualquer complemento/acessório, destinado a ser utilizado pelo trabalhador para se proteger contra riscos, na sua segurança e saúde. Estes equipamentos são fundamentais à protecção dos bombeiros aquando do combate a incêndios. De forma a perceber se os bombeiros estão devidamente equipados e se sentem segurança nos seus equipamentos, realiza-se este trabalho de investigação, sendo que o principal objectivo é saber qual o nível de satisfação dos bombeiros em relação aos EPI de incêndios urbanos e florestais. Este estudo foi aplicado em todas as corporações do distrito de Bragança através de um questionário dirigido a bombeiros em atividade. Os resultados permitem perceber os bombeiros do distrito de Bragança sentem-se condicionados pelo peso e pela falta de isolamento térmico de alguns EPI durante o decorrer da sua atividade, tanto em incêndio urbano como florestal.