Controlo de fumo por meios ativos e evacuação de locais de risco - Contribuição para o método de análise de risco de incêndio em edifícios existentes (MARIEE)

O LNEC iniciou no primeiro trimestre de 2013 o desenvolvimento dum Método de Análise de Risco de Incêndio em Edifícios Existentes (MARIEE). Esse método tem como objetivo constituir, no futuro, uma alternativa à aplicação da atual legislação de segurança ao incêndio nas operações de reabilitação de e...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Viegas, J. (author)
Outros Autores: Leça Coelho, A. (author)
Formato: report
Idioma:por
Publicado em: 2016
Assuntos:
Texto completo:http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1007832
País:Portugal
Oai:oai:localhost:123456789/1007832
Descrição
Resumo:O LNEC iniciou no primeiro trimestre de 2013 o desenvolvimento dum Método de Análise de Risco de Incêndio em Edifícios Existentes (MARIEE). Esse método tem como objetivo constituir, no futuro, uma alternativa à aplicação da atual legislação de segurança ao incêndio nas operações de reabilitação de edifícios. Na composição do MARIEE surge um coeficiente designado de consequências, quer para os locais de risco quer para as vias de evacuação. Essas consequências resultam de um balanço entre o perigo, representado por diversas manifestações associadas ao incêndio (aumento de temperatura, presença de gases tóxicos, fumo, etc.) e pela exposição a essas manifestações. No MARIEE as consequências são determinadas, separadamente, para os locais, para as vias horizontais e para as vias verticais de evacuação. Neste documento apresenta-se um estudo de apoio ao desenvolvimento do MARIEE no que se refere à determinação das consequências nos locais de risco dotados de meios ativos de controlo de fumo, considerando um índice de ocupação igual a 0,5 pessoas por m2.