:Estúdio, vol.8, nº20 (Out./Dez. 2017)

Resistir: arte e discursos contra a história. A revista Estúdio gera novos discursos, em que os enunciadores são os próprios artistas, tomando por objeto a obra de outros artistas. Entra ar fresco no circuito poderoso da arte. É resistência, ocupar espaço, construir discurso, e contribuir com conteú...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Queiroz, João (author)
Outros Autores: Santos, Renata Aparecida Felinto dos Santos (author), Silva, Pedro Pedro Miguel Santos (author), Souza, Samara Azevedo de (author), Souza, João Wesley de (author), Radulescu De Barrio De Mendoza, Mihaela (author), Sabino, Isabel (author), Osorio, Jesús (author), Pinheiro, Marcos Antony Costa (author), Oliveira, Ronaldo Alexandre de (author), Soto Solier, Pilar Manuela (author), Gordeeff, Eliane Muniz (author), Albuquerque, Isabel (author), Ortuño Mengual, Pedro (author), Corrales Rodríguez, Sonia (author), Mas Martín-Cortés, Manuel (author), García Rotger, Carmen Elena (author)
Formato: other
Idioma:por
Publicado em: 2021
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/10451/49241
País:Portugal
Oai:oai:repositorio.ul.pt:10451/49241
Descrição
Resumo:Resistir: arte e discursos contra a história. A revista Estúdio gera novos discursos, em que os enunciadores são os próprios artistas, tomando por objeto a obra de outros artistas. Entra ar fresco no circuito poderoso da arte. É resistência, ocupar espaço, construir discurso, e contribuir com conteúdo informado e qualificado. Aqui apresentam-se diversos enunciados, que se debruçam sobre outros tantos desempenhos. Trata-se de tema difícil, a arte. os discursos sobre arte podem ser muito poderosos, se os enunciadores o forem. A arte está no campo da retórica, e legitima-se retoricamente. A Revista Estúdio localiza-se: instância retórica, lugar de empoderamento, e ao mesmo tempo local de agência e de “astúcia” de um poder que aqui só se manifesta através dos artistas.