Substitutos Ósseos: conceitos gerais e estado actual

Os substitutos ósseos são actualmente objecto de intensa investigação a nível mundial, com vista a ultrapassar as limitações decorrentes da colheita de enxerto ou do recurso a bancos de osso, para preencher defeitos ósseos. Além disso, a utilização de substâncias com capacidade osteogénica abre nova...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Gutierres,Manuel (author)
Outros Autores: Lopes,Maria Ascensão (author), Hussain,Nandyala Sooraj (author), Cabral,Abel Trigo (author), Almeida,Luís (author), Santos,José Domingos (author)
Formato: article
Idioma:por
Publicado em: 2005
Assuntos:
Texto completo:http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-34132005000300004
País:Portugal
Oai:oai:scielo:S0871-34132005000300004
Descrição
Resumo:Os substitutos ósseos são actualmente objecto de intensa investigação a nível mundial, com vista a ultrapassar as limitações decorrentes da colheita de enxerto ou do recurso a bancos de osso, para preencher defeitos ósseos. Além disso, a utilização de substâncias com capacidade osteogénica abre novas perspectivas no tratamento de fracturas, pseudartroses e nas artrodeses vertebrais. Dada a grande quantidade de informação existente sobre esta matéria, este artigo pretende não só rever conceitos gerais como também sumarizar o que de mais recente foi publicado na área da aplicação de substitutos ósseos para regeneração óssea.