PREVENÇÃO E CONTROLO DA INFEÇÃO NA PESSOA A VIVENCIAR PROCESSOS MÉDICOS E/OU CIRÚRGICOS COMPLEXOS (RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO)

O presente Relatório de Estágio evidencia, através de uma análise reflexiva, o desenvolvimento de competências do enfermeiro especialista em Enfermagem MédicoCirúrgica (EMC). O Estágio com Relatório Final decorreu entre 28 de fevereiro e 15 de maio de 2022 no Grupo Coordenador Local do Programa de P...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Garcia, Joana Martins (author)
Format: masterThesis
Language:por
Published: 2022
Subjects:
Online Access:http://web.esenfc.pt/?url=EFR6cWzA
Country:Portugal
Oai:oai:repositorio.esenfc.pt:12480
Description
Summary:O presente Relatório de Estágio evidencia, através de uma análise reflexiva, o desenvolvimento de competências do enfermeiro especialista em Enfermagem MédicoCirúrgica (EMC). O Estágio com Relatório Final decorreu entre 28 de fevereiro e 15 de maio de 2022 no Grupo Coordenador Local do Programa de Prevenção de Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos do Instituto Português de Oncologia de Coimbra. Este documento, numa primeira parte, inclui uma análise reflexiva sobre o contexto clínico, as oportunidades de aprendizagem vivenciadas e o desenvolvimento das competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em EMC. Será dado particular destaque ao domínio da prevenção, intervenção e controlo da infeção na pessoa a vivenciar processos médicos e/ou cirúrgicos complexos (Regulamento número [nº]429/2018). Numa segunda parte, este relatório contém uma componente de investigação. Através de uma umbrella review respondeu-se à questão de pesquisa ?quais as intervenções associadas à prevenção e controlo de infeção relacionada com o cateter venoso central (CVC) na pessoa adulta hospitalizada?. A escolha desta temática prendeu-se com a necessidade de investigar as melhores práticas relacionadas com a sua manutenção, particularmente face às inúmeras revisões encontradas com resultados nem sempre coincidentes e ao facto das instruções emanadas pelas Direção Geral de Saúde datarem de 2015. Após ser delineada a estratégia de pesquisa com base na metodologia PICOD, procedeu-se a uma pesquisa em algumas bases de dados nacionais e internacionais, onde se aplicaram os critérios de inclusão e exclusão definidos de forma a obter um conjunto de revisões e que constituem o corpus deste trabalho. Com este relatório refletiu-se sobre o percurso de desenvolvimento de competências do enfermeiro especialista em EMC, identificando as evidências científicas recentes relativamente à prevenção de infeção relacionada com o CVC e contribuindo para a promoção da qualidade, da segurança dos cuidados e da prática profissional.