Estudo de conservação sob atmosfera controlada na qualidade da cereja cv. Satin

A cereja é muito apreciada e apresenta um tempo de comercialização muito curto devido a ser um fruto altamente perecível. Técnicas de conservação pós-colheita são essenciais para manter a qualidade da cereja até serem consumidas. Baixas temperaturas são utilizadas para retardar o processo de deterio...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Espírito Santo, C. (author)
Other Authors: Resende, M. (author), Caseiro, Catarina (author), Beato, H. (author), Reis, João (author), Brandão, I. (author), Silveira, A. (author), Riscado, A. (author), Baptista, C. (author), Pintado, Cristina Miguel (author), Veloso, Abel (author), Ferreira, Dora (author), Andrade, L.P. (author), Nunes, J. (author), Simões, Maria P. (author), Morais, Diogo (author), Canavarro, M.C. (author), Gaspar, Pedro D. (author), Silva, Pedro D. (author)
Format: conferenceObject
Language:por
Published: 2020
Subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/10400.11/7000
Country:Portugal
Oai:oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7000
Description
Summary:A cereja é muito apreciada e apresenta um tempo de comercialização muito curto devido a ser um fruto altamente perecível. Técnicas de conservação pós-colheita são essenciais para manter a qualidade da cereja até serem consumidas. Baixas temperaturas são utilizadas para retardar o processo de deterioração da fruta e como complemento a aplicação de atmosferas controladas permite retardar o processo de amadurecimento e envelhecimento. A diminuição de oxigénio e o aumento de dióxido de carbono e azoto inibe o amadurecimento, mantendo o sabor e a qualidade da fruta. Neste trabalho experimental, cerejas da cultivar Satin foram conservadas em câmaras de refrigeração no produtor e nas instalações do CATAA com equipamento de atmosferas controladas. Quatro atmosferas controladas com diferentes combinações de oxigénio e dióxido de carbono foram testadas e o seu efeito na qualidade das cerejas foi avaliado. Ao longo do tempo de conservação as cerejas foram analisadas a diferentes níveis: qualidade (peso, dureza, cor e sólidos solúveis totais), microbiológico e organolético. Os resultados de temperatura e humidade no produtor e no CATAA, foram comparados e indicam que ambas as situações apresentam ótimas condições de conservação. No entanto, complementar a conservação com atmosferas controladas sugere que a qualidade da cereja é mantida por mais tempo, através da minimização do envelhecimento e processo de amadurecimento.