Motivação para a prática de futebol em quatro divisões portuguesas

O objetivo do presente estudo foi comparar a motivação para a prática de futebol em jogadores seniores de diferentes divisões de campeonatos em Portugal. Partici param no estudo 80 Jogadores de futebol do sexo masculino entre os 18 e os 40 anos de idade (média 28.6 anos), preenchendo o questionário...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Leitão, Hugo (author)
Outros Autores: Martins, Carlos (author), Camarada, Rui (author), Pereira, Ana (author), Figueiredo, Teresa (author), Figueira, Ana (author), Nunes, Paulo (author), Santos, Fernando Jorge Lourenço Dos (author), Espada, Mário (author)
Formato: article
Idioma:por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/10400.26/41287
País:Portugal
Oai:oai:comum.rcaap.pt:10400.26/41287
Descrição
Resumo:O objetivo do presente estudo foi comparar a motivação para a prática de futebol em jogadores seniores de diferentes divisões de campeonatos em Portugal. Partici param no estudo 80 Jogadores de futebol do sexo masculino entre os 18 e os 40 anos de idade (média 28.6 anos), preenchendo o questionário de Orientação Moti vacional no Desporto (QOMD), específico para atletas, uma versão do Task and Ego Orientation in Sport Questionnaire (TEOSQ). O questionário é constituído por 13 questões, 7 das quais com motivação assente na tarefa e 6 no ego. Conclu iu-se que no futebol, os jogadores atribuem particular grau de concordância à motivação com base na tarefa. Verificou-se nos jogadores do clube a disputar a divisão superior de futebol (2.ª liga), os maiores valores de concordância relativa mente a motivação com base no ego, um aspeto que consideramos preocupante ao nível da autodeterminação, situação que coloca em causa a médio-longo prazo a manutenção de envolvimento em prática desportiva. Futuramente, será fundamen tal pocurar compreender as motivações para a prática desportiva no sentido de procurar “guiar” os praticantes para o correto envolvimento para a prática.