Comportamento termo-higro-mecânico de elementos em betão : análise experimental e simulação numérica

Neste trabalho é apresentada uma abordagem de simulação termo-higro-mecânica para avaliação das tensões autoinduzidas no betão em correspondência com a retração de secagem. Com efeito, devido ao cariz não uniforme da perda de humidade por parte do betão, geram-se gradientes internos de humidade que...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Azenha, Miguel (author)
Outros Autores: Leitão, Luís (author), Sousa, Christoph Fernandes (author), Granja, José Luís Duarte (author), Faria, Rui (author), Barros, Joaquim A. O. (author)
Formato: conferencePaper
Idioma:por
Publicado em: 2014
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/1822/31040
País:Portugal
Oai:oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/31040
Descrição
Resumo:Neste trabalho é apresentada uma abordagem de simulação termo-higro-mecânica para avaliação das tensões autoinduzidas no betão em correspondência com a retração de secagem. Com efeito, devido ao cariz não uniforme da perda de humidade por parte do betão, geram-se gradientes internos de humidade que provocam o aparecimento de tensões internas que não são aferidas nas metodologias de cálculo regulamentares. A aplicação de abordagens multi-físicas ao comportamento estrutural do betão obriga à caracterização de várias propriedades materiais, de entre as quais se destaca a difusividade da humidade interna e a relação entre a tendência de retração e a humidade interna do betão. O artigo apresenta a metodologia de simulação, acompanhada de um programa experimental para caracterização de propriedades, bem como para a validação das metodologias propostas.