Metodologias Pedagógicas em Enfermagem de Saúde Familiar: Scoping Review

INTRODUÇÃO: As metodologias pedagógicas adotadas no ensino de enfermagem de saúde familiar, constituem um importante fator na aquisição e desenvolvimento dos estudantes de enfermagem, para que os enfermeiros passem de um paradigma centrado no indivíduo em que a família é tida como contexto dos cuida...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Margarida Alexandra Nunes Carramanho Gomes Martins Moreira da (author)
Outros Autores: Figueiredo, Maria Henriqueta de Jesus Silva (author), Coutinho, Verónica Rita Dias (author), Coelho, Adriana Raquel Neves (author)
Formato: other
Idioma:por
Publicado em: 2021
Assuntos:
Texto completo:http://web.esenfc.pt/?url=uM9u0SVD
País:Portugal
Oai:oai:repositorio.esenfc.pt:10893
Descrição
Resumo:INTRODUÇÃO: As metodologias pedagógicas adotadas no ensino de enfermagem de saúde familiar, constituem um importante fator na aquisição e desenvolvimento dos estudantes de enfermagem, para que os enfermeiros passem de um paradigma centrado no indivíduo em que a família é tida como contexto dos cuidados, para um paradigma centrado na família como foco e unidade de cuidados (Figueiredo, 2009, 2013; Silva, 2016; Silva et al., 2020). Não obstante, estas metodologias encontram-se dispersas na literatura. OBJETIVO: Mapear as metodologias pedagógicas utilizadas no ensino de enfermagem de saúde familiar. Mais especificamente, esta revisão pretende dar resposta às seguintes questões: 1) Quais as metodologias pedagógicas utilizadas no ensino de enfermagem de saúde familiar? 2) Em que nível de ensino são utilizadas as referidas metodologias pedagógicas? 3) Em que contexto são utilizadas as referidas metodologias pedagógicas? METODOLOGIA: Scoping review com base nos princípios preconizados pelo Joanna Briggs Institute (Peters et al., 2020). A pesquisa foi realizada nas bases de dados Scopus, CINAHL Complete, Medline, Cochrane Central Register of Controlled Trials, Cochrane Database of Systematic Reviews, Scielo, OpenGrey, MedicLatina, e considerou estudos escritos em inglês, espanhol, francês e português, independentemente do ano de publicação. Dois revisores independentes realizaram a análise de relevância dos artigos, a extração e síntese dos dados. RESULTADOS: Dois estudos foram incluídos na revisão (Charron, 2007; Silva et al., 2020). Foram utilizadas como estratégias pedagógicas: o debriefing estruturado e a narração dialógica. Ambos os estudos foram implementados em estudantes da graduação de enfermagem. Um dos estudos foi realizado unicamente em contexto de laboratório e outro, adicionalmente, em contexto real. CONCLUSÕES: Dada a importância amplamente descrita sobre as metodologias pedagógicas adotadas no âmbito da aquisição e desenvolvimento de competências dos estudantes de enfermagem, bem como a escassa evidência neste âmbito, mais estudos qualitativos e quantitativos precisam de ser realizados no âmbito das metodologias pedagógicas utilizadas no ensino de enfermagem de saúde familiar. Este mapeamento permite a identificação de lacunas que devem ser contempladas em futuros estudos primários.