Desempenho agronômico de genótipos de milho sob condições de restrição hídrica

O objetivo, deste trabalho, foi avaliar o desempenho agronômico de genótipos de milho, no município de Dois Vizinhos, Paraná, Brasil, em condições de restrição hídrica. Foram avaliados 36 genótipos pertencentes ao ensaio Sul Super Precoce quanto aos caracteres relacionados com a produção de grãos. O...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Marciela Rodrigues da (author)
Outros Autores: Martin, Thomas Newton (author), Ortiz, Sydney (author), Bertoncelli, Patrícia (author), Vonz, Douglas (author)
Formato: article
Idioma:por
Publicado em: 2018
Assuntos:
Texto completo:https://doi.org/10.19084/rca.16175
País:Portugal
Oai:oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/16175
Descrição
Resumo:O objetivo, deste trabalho, foi avaliar o desempenho agronômico de genótipos de milho, no município de Dois Vizinhos, Paraná, Brasil, em condições de restrição hídrica. Foram avaliados 36 genótipos pertencentes ao ensaio Sul Super Precoce quanto aos caracteres relacionados com a produção de grãos. Os genótipos utilizados foram fornecidos pela Embrapa Milho e Sorgo e fazem parte dos Ensaios de competição de cultivares de milho do Brasil. O cultivo foi realizado em condições de sequeiro, sendo o fornecimento de água limitado à ocorrência de precipitações pluviométricas. O experimento foi realizado na área experimental da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no delineamento experimental látice simples. As condições climáticas ocorridas durante o experimento foram de deficiência hídrica severa, interferindo negativamente no rendimento de grãos, assim como na variabilidade de resposta dos genótipos avaliados; mesmo nessas condições foi possível classificar os materiais quanto à maioria dos caracteres avaliados, sendo ‘30P34’ o mais produtivo com 4,73 T ha-1.