Mobilidade Internacional e Escolhas dos Estudantes no Ensino Superior. O Programa Erasmus Em Portugal

A internacionalização é defendida pela Unesco como forma solidária de inserção dos países num contexto global, para a qual contri- buem as Instituições de Ensino Superior, quer por via da mobilidade de estudantes, docentes e funcionários, quer através de parcerias diversas no âmbito do ensino e da i...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Lucas, Maria Raquel (author)
Outros Autores: Rego, Conceição (author), Baltazar, Maria da Saudade (author), Freire, Maria (author), Dionísio, Andreia (author), Ramos, Isabel Joaquina (author)
Formato: article
Idioma:por
Publicado em: 2018
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/10174/22687
País:Portugal
Oai:oai:dspace.uevora.pt:10174/22687
Descrição
Resumo:A internacionalização é defendida pela Unesco como forma solidária de inserção dos países num contexto global, para a qual contri- buem as Instituições de Ensino Superior, quer por via da mobilidade de estudantes, docentes e funcionários, quer através de parcerias diversas no âmbito do ensino e da investigação. Nessa perspectiva, a mobilidade de estudantes do ensino superior é fundamental, sendo o programa Erasmus nos países da União Europeia um dos mais bem-sucedidos. Para além dessa rede, Portugal participa ainda em projetos de mobilidade com os países de língua o cial portuguesa. Essa internacionalização tem assumido uma importância estratégica crescente, seja pela concorrência existente, seja pela necessidade de ajustar as competências dos estudantes a um contexto cada vez mais dinâmico e global. Assim, importa perceber as razões das escolhas dos estudantes do ensino superior em relação aos processos de mobilidade, sendo este o propósito do presente artigo. Para além disso, tendo atenção para as caraterísticas do programa Erasmus e suportado numa revisão da literatura e em análise de dados secundários, analisa-se a mobilidade em Portugal. O conhecimento dos fatores que explicam a escolha das Instituições de Ensino Superior contribui para a sua melho- ria, através da implementação de estratégias de marketing relacional e de comunicação adequadas e com maior impacto positivo na performance das mesmas, tornando-as mais atrativas e com melhor imagem internacional.