Instrumentos de Avaliação da Intensidade do Tónus Muscular na Pessoa Após Acidente Vascular Cerebral

Introdução: A espasticidade afeta cerca de dois terços das pessoas após acidente vascular cerebral, pelo que constitui uma importante área de atuação do enfermeiro de reabilitação. Objetivos: Identificar os instrumentos de avaliação da intensidade do tónus muscular na pessoa após acidente vascular c...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Rebelo Teixeira, P (author)
Other Authors: Henriques, AF (author), Ramos Pereira, AL (author), Vasconcelos Teixeira, CS (author), Margato, D (author), Mota de Sousa, LM (author)
Format: article
Language:por
Published: 2017
Subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/10400.17/2720
Country:Portugal
Oai:oai:repositorio.chlc.min-saude.pt:10400.17/2720
Description
Summary:Introdução: A espasticidade afeta cerca de dois terços das pessoas após acidente vascular cerebral, pelo que constitui uma importante área de atuação do enfermeiro de reabilitação. Objetivos: Identificar os instrumentos de avaliação da intensidade do tónus muscular na pessoa após acidente vascular cerebral. Métodos: Realizou-se-se uma Revisão Sistemática da Literatura e partiu-se da questão: Quais os instrumentos e testes que permitem avaliar a espasticidade na pessoa com acidente vascular cerebral? A pesquisa eletrónica na plataforma EBSCOHost® (CINAHL Complete e MEDLINE Complete) e Biblioteca Virtual de Saúde e foram incluídos artigos publicado entre janeiro de 2010 e dezembro de 2015. Resultados: Obtiveram-se um total de 12 artigos que cumpriram os critérios de inclusão definidos. Todos os artigos incluídos avaliam a tónus muscular utilizando pelo menos um instrumento de avaliação. Foram encontrados onze instrumentos de avaliação do tónus muscular. Conclusões: Das escalas mais estudadas, a Triple Spasticity Scale é a escala mais adequada para a avaliação da espasticidade, com boa reprodutibilidade intra-observador e validade concorrente. No entanto serão necessários mais estudos de validação transcultural para a população portuguesa.