Caracterização do comportamento cíclico em flexão de elementos de BA com armadura lisa

Um número importante de estruturas existentes de betão armado foi construído até aos anos 70, com armadura lisa (fracas propriedades de aderência), e antes da entrada em vigor das actuais normas de dimensionamento sísmico. A degradação da aderência aço-betão sob a acção de cargas cíclicas severas é...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Fernandes, Catarina (author)
Other Authors: Melo, José (author), Varum, Humberto (author), Rodrigues, Hugo (author), Costa, Aníbal (author), Arêde, António (author)
Format: conferenceObject
Language:por
Published: 2012
Subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/10773/6440
Country:Portugal
Oai:oai:ria.ua.pt:10773/6440
Description
Summary:Um número importante de estruturas existentes de betão armado foi construído até aos anos 70, com armadura lisa (fracas propriedades de aderência), e antes da entrada em vigor das actuais normas de dimensionamento sísmico. A degradação da aderência aço-betão sob a acção de cargas cíclicas severas é uma das principais causas de dano e colapso deste tipo de edifícios quando sujeitos a acções sísmicas. Neste artigo é feita a descrição do ensaio cíclico de uma viga de betão armado, de dois tramos de 4,0 m de vão, com armadura lisa, proveniente de uma estrutura com mais de 40 anos. É também descrito o modelo numérico desenvolvido no OpenSees para reproduzir a resposta da viga, tendo em conta o mecanismo do escorregamento aço-betão. Os resultados numéricos são apresentados em confronto com os resultados experimentais mais relevantes. Para melhor compreender a influência do escorregamento no comportamento global da viga, foi feita uma segunda análise numérica sem a consideração do escorregamento e estabelecida a comparação entre os resultados numéricos, com e sem os efeitos deste mecanismo, e os resultados experimentais.