Emprego de adições minerais para mitigação de reacções expansivas internas

A degradação de estruturas de betão causada pela formação de etringite retardada (DEF, do inglês Delayed Ettringite Formation) é um problema que actualmente afecta estruturas de betão em todo o mundo. Esta anomalia é devida à formação de etringite, um composto que resulta da hidratação do cimento e...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Soares, D. (author)
Other Authors: Santos SIlva, A. (author), Matos, L. (author), Salta, M. (author), Gonçalves, A. (author), Bettencourt Ribeiro, A. (author), Candeias, A. (author), Labrincha, J. (author), Ferreira, V. (author), Mirao, J. (author), Velosa, A. (author), Ferreira, R. (author), Jalali, S. (author)
Format: article
Language:por
Published: 2012
Subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/10174/6529
Country:Portugal
Oai:oai:dspace.uevora.pt:10174/6529
Description
Summary:A degradação de estruturas de betão causada pela formação de etringite retardada (DEF, do inglês Delayed Ettringite Formation) é um problema que actualmente afecta estruturas de betão em todo o mundo. Esta anomalia é devida à formação de etringite, um composto que resulta da hidratação do cimento e que em determinadas condições se torna expansivo levando à fissuração do betão. Esta degradação é muitas vezes difícil de detectar precocemente necessitando também de meios de diagnóstico que exigem elevada especialização. Assim, torna-se urgente encontrar métodos preventivos que possibilitem a inibição da DEF em novas estruturas de betão, face aos elevados custos envolvidos numa possível reabilitação. Esta comunicação tem por objectivo apresentar os resultados de um estudo a longo prazo que pretende avaliar a eficácia do emprego de adições minerais na mitigação da DEF,através da análise de resultados de expansão e da evolução da microestrutura dos vários betões. As diferentes composições de betão utilizam o mesmo tipo de cimento, agregado e razão água/cimento.