Proposta de Modificação da Biossíntese da Lignina como Estratégia para Correcção de Defeitos em Madeiras

A lignina corresponde a cerca de 15 a 35% do peso seco da madeira e assume papel importante na estrutura da parede celular, e pode ser modificada facilmente através da engenharia genética, ou por outra técnica que confira modificações sobre as actividades das enzimas PAL, 4CL, C4H, C3H, OMT, F5H, CC...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Abreu,Heber (author)
Outros Autores: Maêda,Jorge (author), Latorraca,João (author), Pereira,Regina (author), Monteiro,Mª Beatriz (author), Abreu,Fábio (author), Carmo,Jair (author)
Formato: article
Idioma:por
Publicado em: 2003
Assuntos:
Texto completo:http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-63522003000200008
País:Portugal
Oai:oai:scielo:S0870-63522003000200008
Descrição
Resumo:A lignina corresponde a cerca de 15 a 35% do peso seco da madeira e assume papel importante na estrutura da parede celular, e pode ser modificada facilmente através da engenharia genética, ou por outra técnica que confira modificações sobre as actividades das enzimas PAL, 4CL, C4H, C3H, OMT, F5H, CCR, CAD, que regulam as reacções da etapa que antecede a polimerização da lignina. Através destas, as plantas transformam lignina siringílica que é mais frágil estruturalmente (IFM maior), em lignina guaiacílica, a qual se mostra estruturalmente muito mais ramificada e rígida (IFM menor). A interferência no controle biossintético da lignina a nível da organização estrutural via técnicas biomoleculares pode resolver possivelmente alguns problemas congénitos de algumas espécies madeireiras de interesse comercial, como é o caso do Eucalipto que apresenta rachaduras após a colheita. Considerando que a resistência da parede celular depende da natureza estrutural da lignina, a biossíntese de ligninas modificadas em termos da definição da arquitectura molecular dentro da parede celular abre novas perspectivas em busca de soluções para maior aplicabilidade da madeira na indústria. Desta forma, o objectivo deste artigo foi propor soluções para alguns defeitos naturais da madeira modificando a rota biossintética da lignina Guaiacílica/Siringílica à lignina Cumarílica/Guaiacílica, com base em técnicas de bioquímica e engenharia genética.