Variação do peso de doentes oncológicos em quimioterapia

Introdução: O cancro representa 13% da mortalidade mundial e em Portugal diagnosticam-se, anualmente, entre 40 a 45 mil novos casos de cancro. A quimioterapia é largamente utilizada como terapia do cancro, um estado nutricional adequado pode reduzir complicações do tratamento. Muitos autores estudar...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Martins, Marisa (author)
Outros Autores: Neves, Patrícia (author), Coelho, Sónia (author), Caldas, Valéria (author), Nabiço, Rui (author), Almeida-de-Souza, Juliana (author)
Formato: conferenceObject
Idioma:por
Publicado em: 2011
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/10198/4281
País:Portugal
Oai:oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/4281
Descrição
Resumo:Introdução: O cancro representa 13% da mortalidade mundial e em Portugal diagnosticam-se, anualmente, entre 40 a 45 mil novos casos de cancro. A quimioterapia é largamente utilizada como terapia do cancro, um estado nutricional adequado pode reduzir complicações do tratamento. Muitos autores estudaram a alteração do peso induzida pela quimioterapia mas, enquanto que alguns mencionam que ocorre um aumento do peso, outros afirmam que há perda de peso. Objectivo: Avaliar a variação do peso corporal de doentes oncológicos antes e depois de realizarem quimioterapia. Materiais e métodos: Um estudo longitudinal e retrospectivo foi realizado no Serviço de Oncologia do Hospital de São Marcos de Braga. Foram incluídos no estudo todos os doentes com qualquer tipo de cancro, com idade superior a 18 anos e que iniciaram quimioterapia pela primeira vez no período entre Janeiro de 2007 e Abril de 2008, totalizando 130 indivíduos. A data de nascimento, o tipo de quimioterapia, o tipo de cancro, o número de ciclos de quimioterapia, a altura, o peso antes de iniciar a quimioterapia e o peso entre sexto e o sétimo mês após o início da quimioterapia, foram os dados recolhidos através da análise dos processos clínicos Resultados/Discussão: Verificou-se que, em média, o peso corporal aumentou significativamente 2,13 Kg após seis meses de quimioterapia (p=0,004), aumentando também o IMC 0,79 kg/m2 (p=0,006). Este aumento de peso pode dever-se ao facto de a quimioterapia reduzir o tumor, o que leva a uma melhor deglutição e a um aumento da quantidade de alimentos ingeridos que favorece o aumento de peso.