Aprendo com o jornal escolar

A massificação da Escola Pública tem tornado difícil a integração e acompanhamento das crianças e jovens, oriundos de diferentes contextos sociais e culturais. Este projecto emerge da necessidade de criar condições que levem as crianças do 1º ciclo, dos Agrupamentos onde os elementos do grupo exerce...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Quintas, Joaquina da Conceição Lopes Vila Pouca (author)
Outros Autores: Gonçalves, Maria Beatriz Martins (author), Paiva, Marília Fernanda de Sá Marques de (author), Santos, Rosalina Maria Soares Castro Sampaio Rios dos (author)
Formato: bachelorThesis
Idioma:por
Publicado em: 2009
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/20.500.11796/822
País:Portugal
Oai:oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/822
Descrição
Resumo:A massificação da Escola Pública tem tornado difícil a integração e acompanhamento das crianças e jovens, oriundos de diferentes contextos sociais e culturais. Este projecto emerge da necessidade de criar condições que levem as crianças do 1º ciclo, dos Agrupamentos onde os elementos do grupo exercem funções docentes, a melhorarem os desempenhos em Língua Portuguesa, no domínio específico - Expressão Escrita. O terreno de acção onde se desenvolverá o projecto “Aprendendo com o Jornal escolar” distribui-se por três escolas e terá como principais intervenientes os alunos a frequentar o 2º e ou o 3º ano de escolaridade. Pensamos no jornal escolar, pois este agrega os níveis formais e informais da educação e é um objecto que todas as crianças e seus familiares conhecem, que faz parte dos seus quotidianos. O jornal escolar é encarado como uma oportunidade de pesquisa (para crianças e adultos), atribui sentido e funcionalidade às competências específicas de: leitura, expressão escrita e conhecimento explícito da língua que se estudam e avaliam em contexto escolar. As crianças das equipas ao serem intervenientes directos na elaboração do jornal tornam-se os protagonistas nesse processo.