Escala de perceção dos alunos sobre o feedback dos professores: construção e validação

O presente estudo procura testar as propriedades psicométricas de um questionário que avalia (a) perceção do aluno sobre o feedback do professor; a identificação escolar do aluno; as trajetórias escolares (factos e expectativas) e; a perceção do aluno sobre o seu envolvimento escolar. O questionário...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Carvalho, Carolina (author)
Other Authors: Conboy, Joseph (author), Santos, João (author), Fonseca, Jesuína (author), Tavares, David (author), Martins, Dulce (author), Salema, Maria Helena (author), Fiúza, Edite (author), Gama, Ana Paula (author)
Format: article
Language:por
Published: 2016
Subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/10400.21/6368
Country:Portugal
Oai:oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6368
Description
Summary:O presente estudo procura testar as propriedades psicométricas de um questionário que avalia (a) perceção do aluno sobre o feedback do professor; a identificação escolar do aluno; as trajetórias escolares (factos e expectativas) e; a perceção do aluno sobre o seu envolvimento escolar. O questionário foi aplicado a 1089 alunos dos 6º, 7º, 9º e 10º anos de escolaridade (M=13.4, DP=1.7), sendo que 52% são do sexo feminino. A amostra é composta por alunos essencialmente de nacionalidade portuguesa (95.9%). A partir dos resultados da análise factorial e seguindo o racional teórico, chegou-se a uma estrutura composta por oito dimensões principais. O QFITE apresenta bons índices de consistência interna, com sete das oito principais dimensões a obterem valores entre .77 e .89. Assim, as análises psicométricas realizadas revelam valores satisfatórios, concluindo-se que o QFITE é um instrumento útil e adequado para avaliar a identificação escolar dos alunos, o envolvimento comportamental escolar, e as perceções dos alunos sobre o feedback do professor.