Trazer vida à sala de aula: utilização inovadora de dispositivos móveis no processo educativo

Problemas da educação dos nossos dias, como o insucesso educativo, o abandono escolar e o desinteresse pelos conteúdos abordados nas aulas tornaram-se algo com que entidades governativas, professores e pais se têm vindo a preocupar. Nesse contexto, apresentamos o desenho e desenvolvimento de um proj...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Bento, Marco (author)
Outros Autores: Silva, Bento Duarte da (author), Osório, António José (author), Lencastre, José Alberto (author), Pereira, Marcelo Brites (author)
Formato: conferencePaper
Idioma:por
Publicado em: 2017
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/1822/47064
País:Portugal
Oai:oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/47064
Descrição
Resumo:Problemas da educação dos nossos dias, como o insucesso educativo, o abandono escolar e o desinteresse pelos conteúdos abordados nas aulas tornaram-se algo com que entidades governativas, professores e pais se têm vindo a preocupar. Nesse contexto, apresentamos o desenho e desenvolvimento de um projeto europeu Erasmus+, aprovado, de que fazem parte escolas da Polónia, Portugal, Itália, Grécia, Turquia e Roménia, bem como a Universidade do Minho. Este projeto propõe o uso de dispositivos móveis em ambientes educativos, como forma de transformar práticas pedagógicas através da formação e acompanhamento de professores na experimentação de cenários pedagógicos inovadores, como o mobile learning e o flipped learning. Assim, o presente artigo pretende apresentar, de forma detalhada, os contornos desta parceria colaborativa, os objetivos, o público-alvo e a forma de concretização prática. Hoje, faz ainda mais sentido esta partilha de experiências e desenhos de projetos de intervenção, por darem respostas aos desafios do futuro, aos desafios promovidos pela União Europeia, com o intuito de desenvolver competências de formação e educação.