Anemia de Fanconi - variabilidade fenotípica da doença em duas irmâs

Os autores apresentam o caso de uma jovem de 15 anos de idade, sexo feminino, com antecedentes de infeções do tracto urinário de repetição e com malformações congénitas esqueléticas e hipoplasia renal direita, orientada para estudo de bicitopenia (leucopenia e trombocitopenia ligeiras). Apresentava...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Guerra, Marisol (author)
Outros Autores: Sameiro-Barreirinho, Maria (author), Araújo, Ricardo (author), Costa, Elísio (author), Gonçalves, Cristina (author), Porto, Beatriz (author), Barbot, José (author)
Formato: article
Idioma:por
Publicado em: 2008
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/10198/525
País:Portugal
Oai:oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/525
Descrição
Resumo:Os autores apresentam o caso de uma jovem de 15 anos de idade, sexo feminino, com antecedentes de infeções do tracto urinário de repetição e com malformações congénitas esqueléticas e hipoplasia renal direita, orientada para estudo de bicitopenia (leucopenia e trombocitopenia ligeiras). Apresentava macrocitose e hemoglobina fetal aumentada. A cultura de linfócitos com diepoxibutano revelou instabilidade cromoss6mica característica da Anemia de Fanconi. A irmã da doente, de 9 anos de idade, sem qualquer malformação congénita detectável e sem alteraç6es hematol6gicas para além de macrocitose ligeira apresentava uma instabilidade cromossómica sobreponível a da irmã.