Perceção de experiências marcantes do confinamento em famílias portuguesas e brasileiras: Um estudo qualitativo

A atual situação pandémica da COVID-19 impôs condições de confinamento que alteraram as rotinas das famílias, suscitando ajustes das práticas parentais. Neste contexto de ajustamento entre tensão e apoio, o presente estudo teve por objetivo analisar a perceção de experiências marcantes do confinamen...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Laura Magalhães (author)
Other Authors: Célia Nascimento (author), Ana P. Antunes (author), Silvana Martins (author), Maria Angela Mattar Yunes (author), Ana Almeida (author)
Format: article
Language:por
Published: 2021
Subjects:
Online Access:https://doi.org/10.36367/ntqr.9.2021.172-180
Country:Portugal
Oai:oai:ojs.publi.ludomedia.org:article/366
Description
Summary:A atual situação pandémica da COVID-19 impôs condições de confinamento que alteraram as rotinas das famílias, suscitando ajustes das práticas parentais. Neste contexto de ajustamento entre tensão e apoio, o presente estudo teve por objetivo analisar a perceção de experiências marcantes do confinamento de famílias em Portugal e no Brasil. Como parte de uma pesquisa mais ampla, foi aplicado um questionário online, com questões de caracterização sociodemográfica e uma pergunta aberta focando os acontecimentos marcantes da vida em família no período do confinamento. Foram analisadas as respostas de 280 pais e mães em Portugal e 94 no Brasil recorrendo ao modelo da teoria fundamentada nos dados. Na codificação das respostas prosseguiu-se sistematicamente de uma análise inicial aberta para a categorização de eixos temáticos. Múltiplos passos foram seguidos para a validação do estudo, com auxílio do software QSR N’Vivo, versão 12 para Mac. Verificou-se nos dois países, mesmo considerando as diferenças no tempo de confinamento e as diferenças culturais, que a vivência do confinamento trouxe ganhos e dificuldades para as famílias. As dificuldades referem-se às mudanças na organização familiar e efeitos na saúde física e mental. No tocante aos ganhos, o confinamento trouxe novos significados às dinâmicas familiares, salientando-se a melhoria no relacionamento com os filhos e entre o casal. Foram reportadas ainda repercussões positivas na vida pessoal. Os resultados indicam que os aspectos marcantes no enfrentamento dos desafios causados pelo confinamento sugerem a necessidade de apoio à parentalidade e promoção de resiliência familiar e parental.