Verificação de aditivos em alimentos industrializados destinados ao público infantil

O estudo teve como objetivo analisar produtos alimentícios ofertados à população infantil e identificar os principais aditivos alimentares presentes nestes, relacionando-os aos riscos acarretados pelo consumo excessivo deles. Os dados da presença de aditivos em oito grupos de alimentos foram coletad...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: dos Santos, Gleyson Moura (author)
Outros Autores: Sousa, Paulo Víctor de Lima (author), Oliveira, Joyce Maria de Sousa (author), Saldanha, Nathasha Maria Vieira Pessoa (author), Barros, Nara Vanessa dos Anjos (author)
Formato: article
Idioma:por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Texto completo:http://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/1090
País:Brasil
Oai:oai:ojs.www.rbone.com.br:article/1090
Descrição
Resumo:O estudo teve como objetivo analisar produtos alimentícios ofertados à população infantil e identificar os principais aditivos alimentares presentes nestes, relacionando-os aos riscos acarretados pelo consumo excessivo deles. Os dados da presença de aditivos em oito grupos de alimentos foram coletados através de registros fotográficos realizados em visita a dois supermercados, e foram submetidos a uma análise de frequência em cada um dos grupos de alimentos. Foram calculados os percentuais de presença dos aditivos por classe e por grupo de alimentos. Foram coletados dados de 108 alimentos, dentre estes, o total de aditivos presentes foi de 115, que foram agrupados em 19 classes de acordo com a sua funcionalidade. Os corantes (18,8%), estabilizantes (9,8%), emulsificantes (9%) e aromatizantes (8,8%) foram os aditivos mais presentes em todos os grupos dos alimentos avaliados, e os espumantes, gelificantes, glaceantes e melhoradores de farinha foram verificados em menor percentual. Considerando os grupos de alimentos, os aditivos estavam mais presentes no grupo dos doces (26,9%) e produtos cárneos (25,5%). Diante do exposto, observou-se a presença de diversos tipos de aditivos nos produtos alimentícios analisados destinados para população infantil, com destaque para os corantes, estabilizantes, emulsificantes e aromatizantes, nos quais estavam mais presentes em alimentos doces e em produtos cárneos.