Articulação temporomandibular - aspectos normais e deslocamentos de disco: imagem por ressonância magnética

O deslocamento de disco da articulação temporomandibular tem sido definido como uma relação anormal do disco articular com o côndilo mandibular, fossa e eminência articulares. Os deslocamentos de disco podem estar presentes sem interferir com a função articular a curto prazo. A ressonância magnética...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Ramos,Ana Carolina Araújo (author)
Outros Autores: Sarmento,Viviane Almeida (author), Campos,Paulo Sérgio Flores (author), Gonzalez,Maria Olívia Dias (author)
Formato: article
Idioma:por
Publicado em: 2004
Assuntos:
Texto completo:http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-39842004000600013
País:Brasil
Oai:oai:scielo:S0100-39842004000600013
Descrição
Resumo:O deslocamento de disco da articulação temporomandibular tem sido definido como uma relação anormal do disco articular com o côndilo mandibular, fossa e eminência articulares. Os deslocamentos de disco podem estar presentes sem interferir com a função articular a curto prazo. A ressonância magnética tem sido o exame de imagem de primeira escolha para o diagnóstico das anormalidades de tecido mole da articulação temporomandibular, uma vez que apresenta alta acurácia na determinação da posição do disco articular. O objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão de literatura, demonstrando os aspectos normais e os diferentes tipos de deslocamentos de disco desta articulação e o seu diagnóstico por imagem, destacando o papel do exame por ressonância magnética.