Funções de distribuição diamétrica em um fragmento de Floresta Ombrófila Mista

Os objetivos deste estudo foram ajustar e selecionar funções de densidade probabilística que caracterizem a estrutura diamétrica desse fragmento e das espécies: Cedrela fissilis (Cedro), Luehea divaricata (Açoita Cavalo), Gochnatia polymorpha (Cambará), Sebastiania commersoniana (Branquilho) e Casea...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Machado,Sebastião do Amaral (author)
Other Authors: Augustynczik,Alan Lessa Derci (author), Nascimento,Rodrigo Geroni Mendes (author), Téo,Saulo Jorge (author), Miguel,Eder Pereira (author), Figura,Marco Aurélio (author), Silva,Luís César Rodrigues da (author)
Format: article
Language:por
Published: 2009
Subjects:
Online Access:http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782009000800024
Country:Brazil
Oai:oai:scielo:S0103-84782009000800024
Description
Summary:Os objetivos deste estudo foram ajustar e selecionar funções de densidade probabilística que caracterizem a estrutura diamétrica desse fragmento e das espécies: Cedrela fissilis (Cedro), Luehea divaricata (Açoita Cavalo), Gochnatia polymorpha (Cambará), Sebastiania commersoniana (Branquilho) e Casearia sylvestris (Cafezeiro) de um fragmento de Floresta Ombrófila Mista com 15,24ha, localizado em Curitiba, Paraná. Para avaliar a distribuição diamétrica dessa floresta e das cinco espécies selecionadas, foram ajustadas sete funções probabilísticas para intervalos de classe de 5cm. Segundo os critérios de seleção adotados, o modelo que melhor representou a distribuição diamétrica para toda a floresta, o cedro, o cambará e o branquilho foi o de Weber; para o cafezeiro, a função Gamma (Adaptada) foi a mais eficiente e para o açoita cavalo nenhuma dessas funções foi aderente. O branquilho, o açoita cavalo, o cafezeiro e a floresta como um todo apresentaram distribuição em "J" invertido ou decrescente. Entretanto, o cedro e o cambará apresentaram distribuição tendendo à unimodalidade com forte assimetria à direita.