Desenvolvimentos iniciais do projeto To-SEAlert: galgamento e inundação em zonas portuárias e costeiras

O desenvolvimento de capacidade para prever a agitação marítima ao nível das bacias oceânicas com alguns dias de antecedência estimulou o aparecimento de sistemas informáticos para previsão dos efeitos da agitação marítima em zonas costeiras e portuárias. O HIDRALERTA é um desses sistemas: partindo...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Fortes, Conceição (author)
Outros Autores: Reis, Maria Teresa (author), Santos, João Alfredo (author), Poseiro, Pedro (author), CAPITÃO, RUI (author), Pinheiro, Liliana (author), Lemos, Rute (author), Fonseca, Ana (author), Barateiro, José (author), Serrazina, Vera (author), Craveiro, João (author), Ferreira, José Carlos (author), Duarte, Cláudio Macedo (author), Andriolo, Umberto (author), Taborda, Rui (author), Silva, Ana (author), Lara, Javier (author)
Formato: conferenceObject
Idioma:por
Publicado em: 2019
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/10400.21/10676
País:Portugal
Oai:oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10676
Descrição
Resumo:O desenvolvimento de capacidade para prever a agitação marítima ao nível das bacias oceânicas com alguns dias de antecedência estimulou o aparecimento de sistemas informáticos para previsão dos efeitos da agitação marítima em zonas costeiras e portuárias. O HIDRALERTA é um desses sistemas: partindo das características da agitação marítima ao largo e utilizando modelos numéricos para a propagação da agitação marítima estima os parâmetros relevantes da agitação marítima para a avaliação do galgamento e do espraiamento quer em zonas portuárias, quer em zonas costeiras. O projeto de investigação e desenvolvimento To-SEAlert financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e envolvendo o LNEC, a FCiências.ID, a NOVA.ID.FCT e o ISEL pretende melhorar as funcionalidades daquele sistema no que se refere às metodologias de previsão do galgamento e da delimitação da zona inundada, bem como no apoio à resposta a situações de emergência envolvendo aquele fenómeno. Esta comunicação pretende descrever o racional que justifica a existência do projeto, as tarefas em que o mesmo foi dividido e os principais resultados esperados.