Presença de potenciais vetores da síndrome do declínio rápido da oliveira na região de Trás-os-Montes, Portugal

Xylella fastidiosa, é uma bactéria ftopatogénica que ataca muitas espécies de interesse agrícola entre as quais a oliveira onde é responsável pela síndrome do declínio rápido da oliveira. Foi detetada pela pri meira na Europa na região da Apúlia (sul da Itália), em 2013 onde ocasionou importantes pr...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Rodrigues, Isabel (author)
Outros Autores: Pereira, Luís Fernando (author), Villa, Maria (author), Baptista, Paula (author), Pereira, J.A. (author)
Formato: conferenceObject
Idioma:por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/10198/21729
País:Portugal
Oai:oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/21729
Descrição
Resumo:Xylella fastidiosa, é uma bactéria ftopatogénica que ataca muitas espécies de interesse agrícola entre as quais a oliveira onde é responsável pela síndrome do declínio rápido da oliveira. Foi detetada pela pri meira na Europa na região da Apúlia (sul da Itália), em 2013 onde ocasionou importantes prejuízos. Pos teriormente, a bactéria já foi identifcada em França, Alemanha, Suíça, Espanha e mais recentemente em Portugal, onde foi confrmada a sua presença em janeiro de 2019. X. fastidiosa é transmitida por insetos que se alimentam de xilema das plantas e pertencentes à ordem Hemiptera, infraordem Cicadomorpha. O presente trabalho teve como objetivo detetar a presença de potenciais vetores de X. fastidiosa em olivais situados em Trás-os-Montes, norte de Portugal. Para tal, em 2018, em três datas distintas (julho, setembro e outubro) procedeu-se a amostragem de adultos da Subordem Auchenorrhyncha no coberto vegetal e na copa de cinco olivais da região através da técnica de varredura. No total identifcaram-se 948 indiví- duos pertencentes à Subordem Auchenorrhyncha dos quais 618 da infraordem Fulgoromorpha e 330 da infraordem Cicadomorpha. Nos três períodos de amostragem as famílias Cicadellidae e Issidae foram as mais abundantes. No que respeita à presença de espécies de vetores confrmados de X. fastidiosa, a sua presença foi muito baixa tendo sido identifcados 10 indivíduos pertencentes ao género Neophilaenus e um individuo do género Phillaenus nos três períodos.