Qualidade do sono e marcadores endócrinos e bioquímicos

O sono e o repouso constituem o ritmo biológico base da espécie humana e são fundamentais para uma boa saúde e qualidade de vida, com especial significado em crianças e jovens (DGS, 2015). Dormir bem é fundamental para a recuperação física e psíquica do indivíduo, indispensável para sermos saudáveis...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Carvalho, Ana Sofia Coelho (author)
Outros Autores: Fernandes, Adília (author), Belen Gallego, Ana (author), Vaz, Josiana A. (author), Sierra Vega, Matilde (author)
Formato: conferenceObject
Idioma:por
Publicado em: 2016
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/10198/13593
País:Portugal
Oai:oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/13593
Descrição
Resumo:O sono e o repouso constituem o ritmo biológico base da espécie humana e são fundamentais para uma boa saúde e qualidade de vida, com especial significado em crianças e jovens (DGS, 2015). Dormir bem é fundamental para a recuperação física e psíquica do indivíduo, indispensável para sermos saudáveis e essencial para nos mantermos ativos, concentrados e bem-dispostos. O sono é um equilibrador do humor e das emoções, recupera o corpo e a memória, estimula a criatividade e aumenta e consolida a capacidade de aprendizagem (Paiva & Penzel, 2011; SPN, 2015). Há cada vez mais evidências de que o sono tem influencia sobre os hábitos alimentares e consequentemente sobre o balanço energético e a regulação do peso corporal, estando também associado a outros fatores de risco metabólico na adolescência (Quist, Sjödin, Chaput & Hjorth, 2016). A má qualidade do sono tem um impacto negativo na qualidade de vida, verificando-se que a privação do sono é um fator de risco relevante para a saúde e segurança, aumentando o risco de doenças cardiovasculares, hipertensão, obesidade, diabetes, depressão, ansiedade e outros distúrbios de humor. A intervenção é fundamental, promovendo bons hábitos de sono desde a infância (Rebelo-Pinto, Pinto, Rebelo-Pinto & Paiva, 2014).