Valorização das folhas de calêndula (Calendula officinalis L.) como ingrediente funcional em novos géneros alimentícios

A biodiversidade de plantas medicinais pode ser estudada através do seu cultivo e evolução, impacto ecológico ou como recurso biológico, sendo este último extremamente importante para a identificação e extração de compostos bioativos que apresentam benefícios para a saúde. A calêndula é uma planta m...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Moreira, Sandra (author)
Outros Autores: Silva, Carla Sousa e (author), Manso, M. Conceição (author), Nunes, Ana (author), Carvalho, Célia (author), Ferreira da Vinha, Ana (author)
Formato: conferenceObject
Idioma:por
Publicado em: 2021
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/10284/9898
País:Portugal
Oai:oai:bdigital.ufp.pt:10284/9898
Descrição
Resumo:A biodiversidade de plantas medicinais pode ser estudada através do seu cultivo e evolução, impacto ecológico ou como recurso biológico, sendo este último extremamente importante para a identificação e extração de compostos bioativos que apresentam benefícios para a saúde. A calêndula é uma planta medicinal de origem mediterrânea, cujos principais efeitos terapêuticos se relacionam com processos de cicatrização do tecido cutâneo, tratamento de abcessos gástricos e de inflamações vasculares e antidiabéticas e anti-hiperlipidémicas. A integração de plantas naturais edíveis em géneros alimentícios é uma nova aposta da indústria alimentar na elaboração de um novo conceito de alimentos, denominados alimentos funcionais, que são alimentos comuns, integrados na dieta, mas capazes de produzir benefícios específicos para a saúde.