Ambiente percebido na formação inicial: investigação com estudantes universitários de educação física

O objetivo do estudo foi investigar o ambiente de formação inicial percebido por estudantes universitários de Educação Física. Participaram 273 estudantes universitários (Bacharelado n=150; Licenciatura n=123) de uma universidade pública de Santa Catarina (Brasil). Aplicou-se a versão adaptada do Qu...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Backes, Ana Flávia (author)
Other Authors: Lima, Ahlan Benezar (author), Oliveira, Vinícius Plentz (author), Arantes, Luciane Cristina (author), Salles, William das Neves (author), Moura, Willian Alexander Marcheti (author), Nascimento, Juarez Vieira (author)
Format: article
Language:por
Published: 2021
Subjects:
Online Access:https://doi.org/10.21814/rpe.18632
Country:Portugal
Oai:oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/18632
Description
Summary:O objetivo do estudo foi investigar o ambiente de formação inicial percebido por estudantes universitários de Educação Física. Participaram 273 estudantes universitários (Bacharelado n=150; Licenciatura n=123) de uma universidade pública de Santa Catarina (Brasil). Aplicou-se a versão adaptada do Questionário de Avaliação do Ambiente Percebido da Formação Inicial em Educação Física. Realizou-se regressão logística binária para verificar a associação entre as variáveis. Os resultados revelaram que os licenciandos perceberam maior ocorrência de discussões em grupo (OR=2,07), seminários teóricos (OR=1,72), aprendizagem pela prática e desenvolvimento de atitudes reflexivas (OR=1,70) do que os bacharelandos. O ambiente de formação inicial percebido foi similar entre os cursos, mas os licenciandos perceberam mais oportunidades de participação e reflexão.