Diz-me como dormes: hábitos e problemas de sono em crianças portuguesas em idade pré-escolar e escolar

Introdução:A avaliação dos problemas de sono é crucial na clínica diária, devido aos potenciais problemas orgânicos e comportamentais a eles associados. Objetivos:Avaliar os hábitos e problemas de sono em crianças em idade pré-escolar e escolar e comparar os resultados com outros estudos. Material e...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Lopes, Susana (author)
Other Authors: Almeida, Filipa (author), Jacob, Sylvia (author), Figueiredo, Margarida (author), Vieira, Clara (author), Carvalho, Fernanda (author)
Format: article
Language:por
Published: 2017
Subjects:
Online Access:https://doi.org/10.25753/BirthGrowthMJ.v25.i4.10798
Country:Portugal
Oai:oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/10798
Description
Summary:Introdução:A avaliação dos problemas de sono é crucial na clínica diária, devido aos potenciais problemas orgânicos e comportamentais a eles associados. Objetivos:Avaliar os hábitos e problemas de sono em crianças em idade pré-escolar e escolar e comparar os resultados com outros estudos. Material e métodos:Aplicação da versão portuguesa do Children’s Sleep Habits Questionnaire (CSHQ-PT) aos pais de crianças frequentadoras de infantários ou escolas primárias no concelho de Vila Nova de Famalicão. Resultados: Foram incluídas 107 crianças pré-escolares e 122 escolares (n=229), com idade média de 6,3 anos e 54.1% eram rapazes. A prevalência de crianças que partilhavam o quarto foi de 37.3%. A hora média de deitar foi 21h:41m e de levantar 7h:20m. A duração total média de sono foi 9,7 horas, sendo maior nos pré-escolares (p<0.001). A prevalência global de problemas de sono foi 75.7% e a pontuação média total no CSHQ-PT foi 47.05, maior nos pré-escolares (p=0.001). Os pré-escolares pontuaram mais alto nos items resistência na hora de deitar (p<0,001), início do sono (p=0.046) e despertares notur- nos (p<0.001). A resistência na hora de deitar e ansiedade rela- cionada com o sono foram maiores nos filhos únicos (p=0.003). A prevalência de enurese noturna foi 7,7%, sono agitado 52.7% e bruxismo 22.2%. Conclusão: As crianças incluídas tendem a adormecer mais tarde e dormir menos relativamente a outros estudos. Foi encontrada uma elevada prevalência de problemas de sono, principalmente em idade pré-escolar, realçando a necessidade de uma diferente abordagem deste tema na prática clínica do pediatra.