Redução da morbilidade iatrogénica no local dador de enxerto ósseo. Estudo de alternativas cirúrgicas em modelo ovino

O objectivo final da cirurgia óssea reconstrutiva é atingir o restitution ad integrum estrutural e funcional. O enxerto ósseo é extensamente utilizado na reconstrução óssea. A crista ilíaca e a tuberosidade tibial são dos locais mais frequentes como locais dadores de osso cortical e / ou esponjoso....

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Coelho, Paulo (author)
Other Authors: Lavrador, Catarina (author), Mascarenhas, Ramiro (author), Leitão, Jorge (author), Gorna, Katalina (author)
Format: lecture
Language:eng
Published: 2010
Subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/10174/1990
Country:Portugal
Oai:oai:dspace.uevora.pt:10174/1990
Description
Summary:O objectivo final da cirurgia óssea reconstrutiva é atingir o restitution ad integrum estrutural e funcional. O enxerto ósseo é extensamente utilizado na reconstrução óssea. A crista ilíaca e a tuberosidade tibial são dos locais mais frequentes como locais dadores de osso cortical e / ou esponjoso. O procedimento é traumático e associado potencialmente com morbilidade de local dador e dificuldade na regeneração óssea. Assim um tratamento que reduza a morbilidade ao nível do local dador será benéfico. A Engenharia do Tecido Ósseo tem um papel crucial. A aplicação de substitutos ósseos poliméricos biodegradáveis, em particular um biomaterial baseado em poliuretano (PU), poderá constituir uma excelente alternativa.