Naturaleza de la ciencia, didáctica de las ciências, prática docente y toma de decisiones tecnocientíficas

Em certas situações a didáctica das ciências transmite como mitos algumas crenças que não estão suficientemente sustentadas pela investigação que ela própria produz. Este estudo mostra dois desses mitos relacionados com os motivos que se costumam apontar para incluir a natureza da ciência no ensino...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Acevedo, J. A. (author)
Outros Autores: Acevedo, Pilar (author), Manassero, María Antonia (author), Oliva, José María (author), Paixão, Fátima (author), Vázquez, Ángel (author)
Formato: conferenceObject
Idioma:spa
Publicado em: 2010
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/10400.11/362
País:Portugal
Oai:oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/362
Descrição
Resumo:Em certas situações a didáctica das ciências transmite como mitos algumas crenças que não estão suficientemente sustentadas pela investigação que ela própria produz. Este estudo mostra dois desses mitos relacionados com os motivos que se costumam apontar para incluir a natureza da ciência no ensino das ciências: (i) a suposta relação entre a prática docente e as crenças sobre a natureza da ciência, e (ii) a crença de que a sua compreensão é um factor chave na hora de tomar melhores decisões cívicas em questões tecnocientíficas de interesse social. A análise que se apresenta realizou-se através da revisão de diversos resultados de investigações procedentes da própria didáctica das ciências. A conclusão aponta para considerar que outros factores influenciam mais, tornando muito menos lineares essas hipotéticas relações do que alguns especialistas pensam e mais complexa a problemática abordada.